Quem sou eu

Minha foto
Eu sou alguém que acredita que coragem é a base de tudo! Coragem pra recomeçar, pra lutar contra os medos , pra seguir adiante. Essa sou eu...a Patty que sente que nasceu de novo a quatro anos atras!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Importância do acompanhamento nutricional pós bariátrica


"A deficiência de vitaminas e minerais - micronutrientes - são as principais alterações que colocam em risco o sucesso dos procedimentos cirúrgicos para emagrecer.A suplementação de micronutrientes deve ser feita por via oral, intramuscular ou endovenosa, para garantir a saúde nutricional, impossibilitada de ser alcançada através da dieta. Uma vez que a técnica cirúrgica mais utilizada é definitiva, essas orientações devem ser observadas por toda a vida.
A importância da equipe nutricional que acompanha esses pacientes é fundamental para o sucesso do procedimento, pois de nada vale a técnica cirúrgica, se o paciente não fizer o acompanhamento clínico nutricional adequado.

Mesmo em casos em que a cirurgia é um sucesso e há perda de peso definitiva, o paciente pode evoluir para uma anemia grave, que denuncia não somente a deficiência de ferro - que pode chegar a 50% dos pacientes operados - mas também a carência de vitaminas do complexo B, que agravam o quadro anêmico, levando à fraqueza e à deterioração da saúde, principalmente nas pacientes do sexo feminino que ainda menstruam ou que chegam a gestar após a cirurgia
Além disso, é importante saber que muitos suplementos nutricionais não são eficazes quando administrados por via oral, pois assim como os seus alimentos fontes, também não são absorvidos por essa via. É o caso da vitamina B12, que pode ser deficiente em até 70% dos pacientes operados do estômago.. A solução é administrar a vitamina por meio de injeções intramusculares em esquemas mensais ou trimestrais, de acordo com o quadro de cada paciente operado. Em pacientes com grave queda dos estoques de ferro, há também a necessidade da utilização do ferro por via endovenosa.

Em outros casos, a deficiência nutricional pode causar lesões osteometabólicas incluindo osteopenia, osteoporose e osteomalácea. O resultado final dessas alterações são ossos frágeis, doloridos e sujeitos à fraturas.Estas alterações podem ser prevenidas quando os pacientes recebem suplementos de cálcio e vitamina D. O aparecimento destas complicações é conseqüência não só da má absorção do intestino desviado, mas também do fato que esses pacientes geralmente têm intolerância à lactose e não conseguem ingerir leite e seus derivados.

Só alcançarão sucesso após a cirurgia, se estiverem motivados e engajados em programas nutricionais que lhes forneçam orientações e rumos seguros a seguir, entendendo que a luta contra a obesidade não termina com a cirurgia bariátrica."

8 comentários:

  1. Paty,
    Amo suas dicas...
    Elas são super importantes. Obrigada por dividir conosco seu conhecimento!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. eiiii
    Fico feliz em dividir minha nova vida (com novos costumes) com vcs!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Tipo assim...rsrsrs, VENCEDORA VC EIN ? BJKAS !

    ResponderExcluir
  4. Querida,

    "Preciso" de umas dicas...
    Tipo assim, estou fazendo um ano de operada e começo a ter uma baixa de ferritina (7, 2) meu cirurgião está ciente mas acha que está sob controle, será que eu não deveria ser acompanhada também por um clínico?
    bjooo
    Alê
    Se preferir responda por e-mail
    zuryiel@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, tb tenho um blog, e lhe achei no orkut, muito interessante seu cantinho, ja to te acompanhando, beijo.

    ResponderExcluir
  6. Super dicas as suas!
    Bjks pra vc e parabéns pelo sucesso da sua gastro!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pucca
    Brigadinha pelo elogio...Seja muito bem vinda!!
    bjos

    ResponderExcluir